terça-feira, 26 de agosto de 2014

Programas sustentáveis destacam-se em empresas do setor privado

Programas sustentáveis destacam-se em empresas do setor privado



Tendência em todos os segmentos, ações de sustentabilidade já fazem parte das rotinas e norteiam os processos dentro das companhias
A sustentabilidade já deixou de ser uma temática que interessa apenas os setores ligados diretamente ao meio ambiente. O assunto está pautado em reuniões de grandes empresas brasileiras dos mais diversos segmentos. Para se ter uma ideia, em maio 2010 os fundos de ações com foco em sustentabilidade já contavam com mais de R$ 2,6 bilhões administrados, de acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Mercados Financeiro e de Capitais (Ambima).
Engana-se quem pensa que o assunto não interessa à população. Uma pesquisa publicada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) aponta que 85% dos consumidores brasileiros pagariam mais caro por produtos que são desenvolvidos com métodos e políticas de respeito ao meio ambiente.
No litoral norte catarinense, uma empresa que se pode ser citada como boa referência pelo desenvolvimento de programas voltados à saúde e ao meio ambiente é o Grupo Brava Beach.  Para um resultado multiplicador, as ações acabam sempre envolvendo os colaboradores e a comunidade.
"Buscamos desenvolver programas e incentivar atitudes que, embora pareçam pequenos, trazem grandes resultados para a comunidade e para o meio ambiente. Queremos ser reconhecidos como uma empresa preocupada com o meio à nossa volta, pois é assim que agimos" ressalta o diretor do Grupo, Maurício Scoz.

Entre os programas implantados na empresa está o Papa Pilha. Na Central de Vendas do Brava Beach e no canteiro de obras há um depósito para pilhas e baterias usadas.  O descarte correto destes materiais é essencial, visto que são compostos por metais pesados e tóxicos, como mercúrio, chumbo e cádmio que, quando jogados em lixões e aterros comuns, podem contaminar o solo e os lençóis freáticos. Caso estes materiais sejam despejados na água e entrem na cadeia alimentar, podem causar sérios problemas à saúde como câncer e danos ao sistema nervoso central.
E para quem não sabe o que fazer com aquele remédio vencido há anos dentro do armário, o Brava Beach também é um ponto de coleta para esses materiais com o programa Papa Pílula. Os medicamentos são compostos por substâncias químicas que podem causar malefícios ao meio ambiente se entrarem em contato com a água, solo e atmosfera.
Já para reduzir o desperdício de papel e dar a ele uma nova utilidade, o Grupo firmou, recentemente, parceria com a Reciclavale, Cooperativa de Reciclagem do Vale do Itajaí, para o recolhimento de papeis usados, revistas e jornais já inutilizados. O trabalho faz parte do programa Papa Papel, desenvolvido para conscientizar os colaboradores e parceiros.



O Grupo Brava Beach ainda é certificado pelo CarbonOK, que reconhece as empresas que demonstram seu compromisso pela busca da sustentabilidade nas atividades das suas construções. O programa quantifica a emissão dos gases do efeito estufa que são liberados pelas atividades desenvolvidas pela empresa. Após mensurados, é realizado o plantio de árvores para efetivar a compensação de emissão de gases poluentes.
De acordo com a bióloga da empresa, Talía da Costa, "uma postura consciente nas mais diversas etapas da construção civil é indispensável para combater a imagem da construção como uma atividade nociva ao planeta. Assim, os princípios da construção sustentável são uma nova maneira de abordar a elaboração do programa da edificação, a realização e a gestão dos empreendimentos, caracterizando a empresa como preocupada com o meio ambiente".
Além de todos estes programas periódicos, a empresa realiza ações pontuais de cunho ecológico e social em períodos especiais, como palestras e distribuição de plantas e materiais de conscientização na Semana do Meio Ambiente, Campanha do Agasalho, Natal Solidário, gincanas de arrecadação de alimentos, projeto de aprendizagem para universitários, bicicletas à disposição dos funcionários e o yoga gratuito para a comunidade que ocorre durante todo o ano. O conjunto de ações levou a empresa a conquistar outras certificações importantes como ISO9001, Selo Social e PBQP-H.

Entenda o que é sustentabilidade
A sustentabilidade está relacionada a três pilares interdependentes e mutuamente sustentadores: aspectos econômicos, aspectos sociais/culturais e aspectos ambientais. Ou seja, para que uma atividade seja sustentável ela precisa ser: economicamente viável, socialmente justa, culturalmente aceita e ecologicamente correta

O conceito de desenvolvimento sustentável foi definido pela primeira vez em 1987 pela ex-primeira ministra da Noruega, Gro Brundtland, no livreto Nosso Futuro Comum (Our Common Future). A publicação, que relacionava meio ambiente e progresso, citou-se: "Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

Fotos: Reprodução Internet

Agência A
Assessoria de Imprensa e Relações Públicas


Fonte: Frederica Richter
Publicado em: 2014-08-26T07:25:00.000-07:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário