terça-feira, 8 de setembro de 2015

ONU: Brasil é o sexto país que mais recebeu investimento estrangeiro direto em 2014

ONU: Brasil é o sexto país que mais recebeu investimento estrangeiro direto em 2014



Foto: Agência Brasil

 


  • Clique para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Tumblr(abre em nova janela)
Apesar de pequena queda de 64 para 62 bilhões de dólares, Brasil continua no ranking dos 10 países que mais receberam investimentos no ano passado; China lidera a lista.
O investimento estrangeiro direto global (IED) diminuiu em 2014, mas aumentou em países em desenvolvimento que atingiram o seu nível mais elevado até agora, diz um novo relatório das Nações Unidas divulgado nesta quarta-feira que apela também para uma reforma sistemática do regime de acordo de investimento internacional atual.
Segundo a edição de 2015 do Relatório de Investimento Mundial, o IED foi calculado em 1,23 trilhão de dólares em 2014, registrando uma queda de 16%. Entretanto, as economias em desenvolvimento atingiram o seu nível mais alto já registrado recebendo um total de 681 bilhão de dólares, um aumento de 2%.
Já os fluxos para os países desenvolvidos diminuíram em 28%, para 499 bilhões de dólares. De acordo com o relatório, produzido pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), a principal causa é “fragilidade da economia global, a incerteza política para os investidores e os riscos geopolíticos elevados”.
Apesar da pequena queda de 64 para 62 bilhões de dólares, o Brasil ganhou uma posição no ranking de países que mais receberam investimentos, passando da sétima para sexta posição. A China assumiu a liderança do ranking, em que entre os 10 maiores beneficiários de IED no mundo, cinco são economias em desenvolvimento.
“Acordos de investimento internacionais à moda antiga têm cada vez mais chegado a um beco sem saída. Uma reforma deve fazer a rede global de acordos internacionais de investimento melhor se adequar às necessidades e às realidades de hoje e amanhã”, explicou o secretário-geral da UNCTAD, Mukhisa Kituyi, destacando a importância de alcançar essa harmonização com a comunidade internacional em processo de formulação de uma nova agenda de desenvolvimento.

http://nacoesunidas.org/onu-brasil-e-o-sexto-pais-que-mais-recebeu-investimento-estrangeiro-direto-em-2014/

Fonte: Frederica Richter
Publicado em: 2015-06-25T13:30:00.002-07:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário